Em cima da Muralha

YZ7J0721

O motorista do táxi passou batido pela entrada principal duas vezes. Já do lado de dentro do estacionamento, erramos outras três vezes a direção da bilheteria. Só uma janelinha discreta estava aberta, e a vendedora ainda estava sonolenta. Se estivéssemos chegando numa balada underground fora do circuito às 9 da noite ainda fazia sentido. Mas eram seis da manhã. E estávamos aos pés da Grande Muralha da China.

O maior monumento chinês de todos os tempos estava acordando, como se isso ainda fosse um segredo, camuflado por uma bruma leve, umas fantasias coloridas e os restos de uma festa do dia anterior. Era tudo tão surreal que não sabíamos que direção seguir. E aquela estrutura gigantesca erguida para conter o avanço do temido Império Mongol corria imponente e desafiadora para os dois lados. Fomos para a esquerda. E depois descobrimos que erramos de novo – o lado mais bonito era o da direita. Mais subidas, descidas, escadas. E ninguém. 

Então, sem mais nem menos, aquilo deixou de ser um segredo. Os ônibus de excursão já estavam chegando aos milhares, seguidos por vendedores ambulantes de medalhas olímpicas, placas gravadas com o seu nome na hora, robes de seda, refrigerante, pipa, cigarro. Existe um ditado que diz que na China você nunca está sozinho, e ele quase sempre funciona. Mas a Grande Muralha, às seis horas da manhã, era só nossa. (Rachel)

Anúncios

~ por amnasianow em agosto 31, 2009.

Uma resposta to “Em cima da Muralha”

  1. Rachel, e aí, como eu faço para o motorista do meu táxi não dar essa bobeira e para eu saber para onde ir quando chegar lá? Algum sinal, placa ou coisa parecida? Em qual entrada da muralha você foi (Badaling, Mutianyu ou Juyongguan)?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: