Estamos em obras para melhor servi-lo

YZ7J6886
YZ7J7509

A melhor hora para visitar Xangai é no ano que vem, a pior é agora. A cidade já vive o clima da Expo 2010 e se transformou num imenso canteiro de obras.  Poeira, tapumes, caos, calor. Mas ainda assim é possível escapar da confusão e sentir um pouco o clima cosmopolita da cidade.

YZ7J6795
YZ7J6671

Xangai é a jóia da coroa do governo chinês. É uma questão de honra, como se fosse uma prova de que os comunistas também são capazes de construir uma Hong Kong. A cidade se divide entre bairros modernos, com arquitetura futurista, e o centro histórico, uma herança da época da concessão francesa (leia post abaixo).

YZ7J6811
YZ7J7869

De um lado do rio, edifícios copiados dos desenhos dos Jetsons, do outro lado uma avenida com fachadas clássicas que poderiam estar em qualquer lugar da Europa. A mistura funciona bem e a cidade deve ser bem agradável quando não está em obra. Mas isso pode ser raro.

YZ7J6740
YZ7J6652

Além da Expo 2010 existe um projeto maior para 2020. A Xangai do futuro foi pensada por uma equipe internacional de arquitetos e  projetistas. Serão 9 cidades satélites com uma população de 800 mil pessoas cada e um novo centro chamado Dongtan, que será a primeira cidade ecológica do mundo. Tudo isso interligado por uma rede de metrô de última geração. A inspiração é o trem MagLev (Magnetic levitation transport) que atualmente faz a ligação do aeroporto ao centro numa velocidade de 430 km/h.

YZ7J7686
YZ7J7022

No próximo post continuamos a encher a bola da China. Turista é um bicho deslumbrado. (Marco)

Anúncios

~ por amnasianow em agosto 24, 2009.

Uma resposta to “Estamos em obras para melhor servi-lo”

  1. Que lindo, né? Gosto dessas coisas bem modernas misturadas com umas muito antigas… Ainda mais por aí, onde tudo tem tanta história… Mas vc ainda estao na China???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: