De ger em ger

InteriorGer

Oito pessoas. Um carro (um carro velho). Setenta quilômetros. Nenhuma estrada. Umas três horas para ir, outras três para voltar. No meio do caminho, dois rios. É claro que não passaríamos do segundo…

CarroEstragado

Estávamos a caminho de um Naadam rural, as olimpíadas roots da Mongólia, que aconteceriam no meio do nada entre as colinas verdes do centro-norte do país, a mais ou menos 100 quilômetros da capital da província, Tsetserleg. Só tínhamos essas coordenadas em mãos, mais a companhia de seis mongóis. De alguma forma ainda desconhecida dos métodos ocidentais a coisa funcionou. Fomos. Vimos. Voltamos.

Familia

Nossos dias na Mongólia foram assim: às vezes precários, muitas vezes improvisados, sempre especiais. Conhecemos quatro províncias, alguns lagos, outros cânions e um deserto (o lendário Gobi), sempre guiados por nativos. Ficamos hospedados nos gers, as casas de famílias nômades, que sempre tinham um cantinho para forasteiros e uma cumbuca de chá de manteiga de iaque quentinho para oferecer (pulemos esta parte 🙂 ).

RachelBat

Encerramos os 25 dias com algumas habilidades a mais (arco e flecha e jogos de tabuleiro locais), algumas habilidades a menos (eu, por exemplo, desaprendi o quase nada que sabia sobre andar a cavalo) e uma série de amigos de nomes impronunciáveis. Amigos que provavelmente nunca mais veremos, que se mudam a cada estação e nunca têm endereço fixo ou código postal. Mas amigos especiais, que se comunicavam com a gente na linguagem dos sinais e nos emocionavam a cada despedida. E elas eram diárias. (Rachel)

Anúncios

~ por amnasianow em julho 25, 2009.

Uma resposta to “De ger em ger”

  1. esse primeiro ger tá um luxo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: