Hanói, Hanói

MeninaTemplo1

Você percebe que já está em casa no Vietnã quando começa a achar absolutamente normal três coisas:

1)      Atravessar a rua em meio a uma multidão enfurecida de motos calculando cada passo e se jogando

2)      Sentar nuns banquinhos de plástico de um palmo de altura no máximo, no meio da calçada, para comer e tomar cerveja 

3)      Pegar carona na garupa de moto com pessoas estranhas que você nunca viu na vida (e pagar por ela, claro)

Biciflores2
Pois voltar a Hanói depois de três meses teve esse gostinho de estar em casa (estivemos no Vietnã em fevereiro e gostamos tanto que resolvemos voltar agora com mais calma). Ainda que nessa casa as pessoas tomem sopa em saquinhos plásticos com canudinho, comam tripas, façam a unha no meio da rua e tenham o estranho hábito de catar cabelo branco com pinça nas cabeças alheias. 

Loiras3
Uma delícia saber em que restaurante ir e o que pedir. O caminho de ida e de volta a pé. O preço do guia falso do Lonely Planet, dos posters de propaganda comunista, da bolsa bordada pelas tribos do norte. Voltar na melhor massagem da cidade. Andar de tuk tuk de bicicleta. Comer creme bruleé de gengibre todo dia à noitinha. E dormir até tarde sem culpa.

Motoquatro4
Num segundo olhar, Hanói é até mais bonita. As ruas do centro histórico são mais charmosas, as fachadas são mais coloridas, os templos são mais calmos, a vida passa mais devagar. Desta vez, deu tempo de refazer tudo que tínhamos feito na primeira ida à cidade, e deu tempo até de voltar no mausoléu do Ho Chi Minh, que estava fechado da outra vez. Agora ele estava aberto, logo ali na nossa frente, mas tinha fila. Calor de 40º. E então refizemos direitinho o que tínhamos aprendido da outra vez: entramos num táxi e fomos embora. Afinal, a gente já estava em casa mesmo… (Rachel)

Salaorua5

Anúncios

~ por amnasianow em junho 1, 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: