Super-homens

Até aquele instante o barulho maior era dos passarinhos e cigarras. Mas então as folhas começaram a se mexer. Logo a árvore inteira estava se mexendo. Os galhos vizinhos também. A apreensão durou cinco segundos, e de repente ela apareceu bem na nossa cara. Mas não estava sozinha. A enorme orangotango trazia seus dois filhotes a tiracolo – um bebê, com as mãozinhas agarradas com força aos pêlos das suas costas, e um maiorzinho, que já ensaiava uns saltos independentes. Logo eles seriam seguidos por dezenas de orangotangos que rumavam para uma plataforma de madeira colocada especialmente para a alimentação dos gigantes em plena selva. Estávamos no Centro de Reabilitação de Orangotangos de Sepilok, no coração do Bornéu. E aquele seria o café da manhã dos bichos que até então a gente só conhecia dos documentários do Discovery Channel.

Orango1

Atualmente existem entre 10 e 30 mil orangotangos no mundo, e eles se concentram apenas nas florestas do Bornéu e na ilha de Sumatra, na vizinha Indonésia. Trata-se da terceira espécie que mais se assemelha aos humanos, depois dos chipanzés e gorilas. Inacreditáveis 96% dos nossos genes são idênticos aos deles – provavelmente vem daí as nossas caras e bocas…

Orango2

A sensação era a de estar num zoológico, observando com toda a segurança do mundo aqueles macacões bem na nossa frente. Até que um deles decidiu vir na nossa direção. As palavras do guia ainda ecoavam dizendo que os adultos são quatro vezes mais fortes que os homens. Que eles podem chegar a pesar mais de 100 quilos. E que seus braços gigantes alcançam até 2,4 metros. A multidão foi recuando aos poucos, com um sorriso amarelo no rosto, enquanto ele abria passagem. “Tranquilo, tranquilo, tranquilo”, dizia o guia. “Cuidado, cuidado, cuidado”, contradizia ele. E o bichão seguiu impassível, mantendo todo mundo paralisado e mostrando quem é que, afinal, manda naquele pedaço. (Rachel)

Anúncios

~ por amnasianow em maio 21, 2009.

Uma resposta to “Super-homens”

  1. Agora sim, vocês realizaram um sonho meu! Vcs não choraram? Fiquei com vontade de chorar só de ler… Bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: