Paciência de monge

PonteH

Mandalay, apesar da imponência que o nome exala, é uma cidade relativamente nova: foi fundada em 1857, ou seja, tem apenas 152 anos de idade. Foi a capital do Myanmar entre 1861 e 1885, até que os ingleses colonizaram completamente o país e transferiram o posto para Yangon.

PortabrancaH

Mandalay, apesar da aura de mistério e sedução que o nome exala, é uma cidade feia e caótica: tem muitas ruas de terra, esgotos a céu aberto e um emaranhado de construções empilhadas de fachadas gastas. É uma cidade grande com ares de cidade pequena. No mau sentido.

BalaiovoandoH

Mas Mandalay, apesar de pouquíssimo atraente, tem lá as suas surpresas no segundo – ou quinto, ou décimo – olhar (muitos deles guardados em seus arredores). E é quando você assiste ao desfile sem pressa dos monges pela maior ponte de tábuas de madeira do mundo, em Amarapura (com 1,2 quilômetro de extensão), antes das 7h da manhã, é que você percebe: Mandalay te ensina a ter paciência.

MongelataV

A ansiedade nata de quem viaja exige que tudo seja bonito, imponente, arrebatador, imediato. A paciência de Mandalay ensina que mais interessante que o templo construído para ser o mais alto do mundo, em Mingun, é o banho de rio dos monges, logo em frente. Que mais impressionante do que tocar a imagem de Buda do templo de Mahamuni, tarefa proibida para as mulheres, é observar de longe as folhas de ouro serem acrescentadas pelos monges na estátua (que já está completamente desfigurada com o volume acumulado ao longo dos anos). Que só depois de subir os 297 degraus até o topo de Sagaing Hill é que é possível entender o motivo: um cenário pipocado com mais de 500 estupas e o rio lááá longe. Do outro lado, a mesma Mandalay. (Rachel)

BudaouroV

Anúncios

~ por amnasianow em maio 13, 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: