Um país dividido

yz7j33781
yz7j18772

Existem sempre (e pelo menos) duas maneiras de ver a mesma coisa. O Myanmar, antiga Birmânia, país que, assim como a Índia, pertenceu ao Raj britânico até 1948, é frequentemente rotulado como a mais longa ditadura da história (ela se arrasta desde 1962). Como um país de injustiças sociais, de falta de liberdade, de arbitrariedades mil. E é.

yz7j32813
yz7j39714

Há regiões completamente isoladas do mundo, onde ninguém entra ou sai. A capital,  Nay Pyi Taw, foi criada do zero para ser a sede do país em 2005, título que até então pertencia a Yangon desde 1885 – e nenhum estrangeiro tem permissão de pisar por lá. Pouquíssima gente tem celular: num lugar onde é normal ganhar 30 dólares por mês, o aparelho custa mais de mil (obviamente, uma maneira de controlar o acesso à informação). Menos gente ainda vai ao exterior – só o passaporte custa mais de 500 dólares. Internet ainda é dial-up (além de raríssima). E telefone, à moda antiga: um aparelho com telefonista, no meio da rua, onde fazer figa costuma ser mais eficiente do que discar de novo.

yz7j37265
yz7j13306

Mas existe sempre a outra maneira de enxergar a mesma coisa. E o alento do Myanmar veio logo no primeiro dia. Barraquinhas de indianos dos dois lados da rua, carros caindo aos pedaços (típicos dos países comunistas), buzinas mil e, entre rostos doces pintados com o thanakha (um tipo de maquiagem local que deixa o rosto branco), um sol enorme dourava o skyline da antiga capital Yangon. Ainda nem tínhamos visto as impressionantes pagodas douradas, os pescadores equilibristas do Lago Inle, os templos fascinantes de Bagan, os monges da instigante Mandalay. O ar quente e meloso daquele fim de dia teve o efeito de retardar o tempo, e o Myanmar a partir daquele instante virou magia. (Rachel)

yz7j60057 yz7j70218

Anúncios

~ por amnasianow em maio 5, 2009.

14 Respostas to “Um país dividido”

  1. Que lindas as fotos!!! E as caixas gente? Até agora nao chegou nada… Vai me avisando porque a gente vai mudar daqui 2 meses eu acho rs… bjk

  2. E eu nem sabia que o Myanmar era a Birmania… Outro dia estava pensando se vcs nao iam na Birmania, e que eu ia falar: “mas está em guerra civil gente…” Acho que foi por causa do ultimo filme do Rambo que o Javi me obrigou a ver hehe… Mas nao tinha essas imagens lindas… As fotos estao marahs!

  3. meu… ops, nesse caso meus…

  4. afê, as fotos estão de tirar o fôlego.
    E a descrição da parte ruim… tirando só um detalhe aqui e acolá, parece que você está descrevendo Cuba… ô tristeza…

  5. eu sonhei esta noite que estava viajando pelo Mianmar!
    As fotos são muito belas, o texto também.

  6. Fotos maravilhosas! Que camera você usa?
    Muito bom o blog. Continue postando.

  7. Fotos maravilhosas! Que camera você usa?
    Muito bom o blog. Continue postando.

  8. Fuco, como assim mudar? Virge, as caixas só devem chegar daqui a 3 meses, jesuis! 😉 Que bom que vc gostou das fotos! Um super beijo com saudades.

  9. Will, Alê, que bom vocês por aqui! Saudades!

  10. Liv, foi bom o sonho com o Myanmar? Arruma as malas e vem! Legal viajar com vc por aqui.

  11. Henrique, muito obrigado! Uso uma Canon Mark II. Valeu!

  12. Adorei as fotos de Myanmar dei uma olhada no flickr estão lindas.Rachel parabens pelos textos são demais,fico feliz por vocês estarem gostando.Bjs

  13. Tudo muito magico,muito lindo!Saudades,beijão pra voces.

  14. está simplesmente demais!!!aodrei a reportagem do jornal.
    saudades
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: