Brincando de Robinson Crusoé

Pode-se dizer que Ko Lao Liang é uma ilha praticamente deserta – afinal, apenas 17 pessoas (16 tailandeses e um inglês) moram ali, numa estreita faixa de areia entre um paredão rochoso vertical e o mar transparente. Não há casas, só barracas. A construção mais complexa da ilha inteira é o banheiro: todo feito em madeira, com oito cabines para os homens, do lado direito, e oito para as mulheres, do esquerdo. Água nem sempre tem – de vez em quando o chuveiro funciona, de vez em quando é na base do baldinho mesmo. Luz elétrica (e consequentemente ventilador e cerveja gelada), só de noite.

laoliangvert

Depois de uns dias nas muvucadas Phuket, Phi Phi e Krabi, Ko Lao Liang, com a sua promessa de “no cars or bikes, no boat traffic, no crowds” estampada no folheto, parecia um milagre. A chegada – depois de três horas de carro e meia hora de lancha –, com copinhos de groselha gelada e nenhuma alma viva na praia, foi um choque. Durante os três dias que passamos por lá, aquele mar todo era só nosso (sorte que os outros hóspedes eram tailandeses, e tailandês foge do sol que nem diabo da cruz).

kolaolianghor

O esquema era acordar cedo com o sol esquentando os miolos dentro da barraca, lavar a própria roupa, limpar o próprio prato, buscar lagostas e caranguejos de caiaque numa comunidade de pescadores na ilha vizinha caso quisesse fugir do básico do esquema bandejão. E viver besuntado de repelente, já que tinha mais pernilongo que grão de areia. Choveu. Um dia inteiro e uma noite inteira. Mas a melhor lembrança de Ko Lao Liang é o barulho dos pingos grossos da chuva caindo na lona da barraca de madrugada, entre uma música e outra no iPod, com a certeza de que no dia seguinte a praia seria só nossa de novo. (Rachel)

Anúncios

~ por amnasianow em março 30, 2009.

Uma resposta to “Brincando de Robinson Crusoé”

  1. Era disso que eu precisava agora…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: