Então me explica…

As Ilhas Andaman fazem parte da Índia apesar de estarem mais próximas da Tailândia e do Myamar, no Sudeste Asiático. O arquipélago é formado por mais de 500 ilhas, mas cerca de 30 delas são habitadas.

marazul

Os turistas têm acesso a um número ainda menor. O controle é rigoroso e muito bem explicado no visto especial de entrada, com ameaças de mandarem os engraçadinhos de volta para casa. O objetivo é preservar o meio ambiente e a privacidade de algumas tribos que habitam a região. Muitas delas vivem isoladas com pouco ou nenhum contato com as cidades (que por sua vez têm muito pouco contato com o continente).

mulheres

Segundo o instrutor de mergulho da nossa pousada, uma dessas tribos ainda não conhece o fogo (informação que não consegui confirmar pessoalmente por motivos já citados). Mas ele deu fatos, contando que no tsunami de 2004 o governo tentou fazer contato para prestar ajuda, mas foi recebido a flechadas. Um sinal claro de que estavam muito bem, obrigado, e vê se não me amola você também. Provavelmente fizeram como outros nativos, que interpretaram os sinais da natureza e se mandaram com suas trouxinhas para o ponto mais alto de suas respectivas ilhas, enquanto a água arrastava pousadas, carros e turistas em outros lugares. Os livros da região mostram fotos dessas tribos e algumas são de negros no melhor estilo africano (olhando no mapa não é assim tão perto para estarem ali na maior cara de pau).

onibus

Nas ilhas mais habitadas a população é visivelmente indiana, com direito a sáris coloridos, cabelos acaju e cusparadas de tabaco. A capital é Port Blair, muito sem graça, mas com a qualidade inquestionável de ter uma aeroporto.

laranja

De lá se chaga de barco (em média 3 horas de viagem) a Havelock, onde se concentra tudo que realmente importa: praias, mergulhos e alguns bares que servem cerveja – nem todos servem, por questões religiosas ou fiscais (não entendi isso muito bem).

elefante

As Ilhas Andamam ainda recebem poucos turistas e são consideradas um dos últimos paraísos (quase) desertos do Sudeste Asiático. Um vôo saindo da Tailândia que vem sendo prometido há mais de cinco anos pode estragar tudo, porque as ilhas entrariam no circuitão. Por enquanto o acesso é apenas a partir de Calcutá e Chennai, na Índia.

peixe

Por último, o arquipélago está no epicentro do tsunami de 2004. Uma informação que às vezes você se lembra antes de dormir. (Marco)

Anúncios

~ por amnasianow em janeiro 12, 2009.

9 Respostas to “Então me explica…”

  1. Diariamente, quando sento na minha mesa aqui na Abril e vejo o poluído rio Pinheiros, a engarrafada marginal, o estresse dos colegas, penso em vocês e nesse paraíso aí. Que delícia! Viajo com vocês a cada novo post. Beijos. Rachel Campello

  2. Sinceramente… Isso é meio injusto né? A gente aqui morrendo de frio “bajo el hielo” como diz o Javi e vcs? nesse paraíso… Cada dia num lugar mais bacana, mais maravilhoso… Que invejaaaaaaaaaaaaa
    bjs

  3. O meu cepticismo em relação a pertencer a grupos sociais virtuais se desvaneceu um pouco mais hoje quando através do facebook “reencontrei” o Marco e a partir daí soube das suas orientações pelo oriente, deste blog fabuloso e da cerveja geladinha que vamos beber quando nos cruzarmos de novo. Um brinde! e não se esqueça de comer um gafanhoto frito por mim!

  4. Rach, que delícia saber que vc está viajando com a gente. Saudades, amiga! Beijos.

  5. Fuco, eu já disse: esquece Trancoso pra sempre e vem pra cá! 😉 Beijão!

  6. Obrigado, Mario! Vou fazer o seguinte: como só um gafanhoto por você, o meu eu dispenso! A cerveja está garantida. Ainda que seja pra 2010… Abração.

  7. Que paraíso…
    Um grande beijo pra vcs!

  8. Outro beijo enorme para vcs, Josy e Guilherme!

  9. Fazia tempo que a Antônia não me deixava passar por aqui. Lindas fotos, textos deliciosos… Foi muito bom viajar um pouquinho com vcs! Beijos. Aline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: