Golpe militar

durbar

 

Já ía pelo meio da praça Durbar de Katmandu e os dois homens vieram atrás de mim gritando. Primeiro fiz que não ouvi, mas os dois pararam na minha frente.

 

– Por favor o ticket, você tem que comprar o ticket, me acompanhe.

 

Ticket para entrar numa praça aberta? Um deles vinha vestido com uma roupa militar verde, dessas compradas em brechós, e o outro era seu tradutor. Eu sozinho, meu tradutor estava de licença. Não ia acompanhar eles a lugar nenhum. Eram 8 horas, não tinha tomado café da manhã e estava sem a menor paciência para pega turistas. Respirei fundo com a cabeça para cima mostrando que a simples presença deles estava me irritando.

 

– Eu não vou lá. E nem vou comprar ticket. Essas pessoas todas em volta pagaram?

– Os nepaleses não pagam, só os turistas.

 

Nesse momento passaram dois soldados com armas penduradas e uniforme azul camuflado. (Eram originais, já tinha visto deles na estrada). Pensei em chamá-los para me livrar da situação, mas não queria mostrar fraqueza na frente dos golpistas.

 

– Olha, pode esquecer que eu não vou pagar. Ninguém me avisou sobre esse ticket…não vou pagar.

– De que país o senhor é?

– Brasil.

 

Uns segundos de silêncio. Eu já nem olhava mais na cara deles.

 

– Ok… seja bem-vindo. Pode andar à vontade pela praça.

 

Saíram de fininho, exército em retirada. Na Ásia isso é muito comum, os funcionários oficias nunca estão bem identificadas e os oportunistas se aproveitam. De volta ao hotel fui conferir no guia, estava escrito lá: Praça Durbar. Entrada 200 rúpias, comprar no quiosque, fiscalização rígida. Além de ser um soldado de verdade o homem era um grande diplomata. (Marco)

~ por amnasianow em dezembro 17, 2008.

4 Respostas to “Golpe militar”

  1. Queridos, demorei pra aparecer por aqui, mas vim e estou encantada com as estórias e as fotos do Red, que estão incríveis. Saudade, e agora vou acompanhar sempre. beijos.

  2. Essa foi boa!

  3. rarararararararara

  4. Depois reclamam quando dizem brasileiro é tudo cara de pau…

Deixe um comentário

 
