Na cama com um sique*

sique

Me deitei primeiro e, quando ele chegou, eu já estava dormindo. Sem cerimônias, começou a roncar loucamente, e eu não podia ver sequer a sua cara naquela escuridão. De repente alguém acendeu a luz. Fiquei paralisada com a cena. Uma cabeleira grisalha desgrenhada num coque desfeito pelo travesseiro, no rumo da testa, que emendava com a barba igualmente longa e que não combinava em nada com a calça social e o colete impecável daquele meu companheiro de meia idade. Francamente. É muita intimidade para uma mulherzinha ocidental ainda pouco acostumada à incrível capacidade de aglomeração dos indianos.

Pois eu passaria as 27 horas seguintes a apenas 50 centímetros da cara daquele indivíduo, cada um na sua respectiva cama do alto num vagão de segunda classe no trem 3006, que ia de Amritsar, a capital sique da Índia, a Varanasi, a capital hindu. Como houve tempo para dormir e acordar inúmeras vezes, presenciei de camarote o ritual do despertar de um sique. Primeiro eles penteiam a cabeleira toda pra frente. Depois, começam a torcer o cabelo, como quem faz um rabo (mas na testa), e vão enrolando em formato de coque. Prendem. Fica aquele cocozinho na frente (as crianças usam só assim mesmo). Depois começa o passo a passo do turbante. Estica, dá cinco voltas, uma ajeitadinha no espelho aqui, outra ali. No começo eu achava o turbante estranho. Mas, pensando bem, é muito melhor assim… 🙂 (Rachel)

*Os siques são os seguidores do siquismo, religião à qual pertencem 2% dos indianos. Ela foi fundada no século 15 no Punjab, e baseia-se nos princípios da igualdade entre as pessoas e contra o sistema de castas. Os homens não cortam o cabelo e usam turbantes. O coque por baixo dos panos é só uma maneira de domar as madeixas… 

~ por amnasianow em dezembro 7, 2008.

2 Respostas to “Na cama com um sique*”

  1. Red,

    bacana demais as fotos os textos tudo.

    Abração Carol Penido

  2. Oi, Carol! Que bom que vc apareceu!
    Manda seu email pra mim: mapomarico@hotmail.com
    Beijao

Deixe um comentário

 
