Mão de vaca

rupia

       Quanto o senhor cobra para me levar ao hotel Shahi Palace?

       60 rúpias.

       Está louco? Eu paguei 25 para vir até aqui (mentira, diminui 5 rúpias). Sem chance! (E saio andando)

       50 rúpias, ele grita.

       Não, 25.

       40!

       Não, 30 no máximo.

       Ok, sobe aí.

 Tive sorte desta vez, mas já me vi andando sob um sol de 40 graus por longos quarteirões por simplesmente não aceitar pagar as 10 rúpias a mais que um condutor de rickshaw me pediu um dia. 10 rúpias! Menos de 50 centavos de real! Incrível como você encarna um demônio na hora de negociar com os indianos. Na vã tentativa de evitar ser passado pra trás 300 vezes por dia, eu me vejo discutindo durante horas por cifras ínfimas. Se um vendedor do Largo da Batata fosse alvo de metade da fúria que eu finjo me acometer na hora de comprar qualquer coisa na Índia eu tenho certeza de que já não estaria aqui para contar a história. Ou os centavos de rúpias. (Rachel)

 

~ por amnasianow em dezembro 7, 2008.

Deixe um comentário

 
