Domingo no circo

circo

Seis da tarde. O palhaço dançando no palanque, com uma máscara da morte, anunciava que o espetáculo ia começar. Um público tímido foi tomando seus lugares no chão de areia fofa a meia luz. Ao meu lado, meninos inquietos e curiosos se espremiam ansiosos. Abriram-se as cortinas. Lá de trás surgiram as estrelas da noite: quatro meninas em desajeitados vestidos de lantejolas brilhantes por cima de roupas esportivas, que dançavam descompassadas em meio a assovios adolescentes.

O público, vidrado, aplaudia as apresentações de equilíbrio, contorcionismo e malabarismo. Morria de rir do palhaço, sem graça que só. O improviso e a simplicidade de tudo eram comoventes. Mesas e cadeiras de lata pintada eram o aparato principal. Uma criança de uns 5 anos foi sentar sozinha lá do outro lado, para poder se concentrar melhor. Nem piscava.

Orgulhoso, o meu vizinho na platéia, de uns 13 ou 14 anos, engomadinho com a camisa para dentro da calça e o cabelo de gel, espiava a minha reação a cada novo ato e comentava cada cena. “Isso é realmente difícil”, disse ele da malabarista que errou o alvo umas cinco vezes, como que se desculpando por ela. “Uau, esse foi muito bom, não foi?”, perguntou, se referindo ao homem que andava na corda bamba. “Você não vai embora, né?”, quase me pediu, quando parte da platéia se levantou no meio do espetáculo. “Não, de jeito nenhum, estou adorando!”, eu disse a ele, que respirou aliviado e retribuiu com o sorriso mais doce do mundo. (Rachel)

PS: Este post foi publicado no Viajar Bem e Barato, leia aqui.

Anúncios

~ por amnasianow em novembro 17, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: